17 de março de 2008

Tamanho peniano e cor de pele: desmistificando uma crença.

MONIQUE CARVALHO AWAD; MELINA CARVALHO SAPI; JULIANA SOUZA
PINTO VASCONCELOS; UERJ- SERVIÇO DE UROLOGIA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
nm
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: A maioria das sociedades é falocêntrica e existe o mito de que o homem negro apresenta pênis de tamanho maior que o de homens com outras cores de pele. Queixas relativas ao tamanho peniano podem estar associadas a sofrimento psicológico e diminuição da qualidade de vida na população masculina. Nosso objetivo foi de avaliar se há variação do tamanho peniano entre pacientes de cores de pele diferentes e a influência do tamanho peniano no comportamento sexual masculino.
mm
MATERIAL E MÉTODOS: Foram avaliados 73 voluntários sem qualquer queixa genital com média de idade de 28,2 ± 9,0 anos (variando de 18 a64 anos), sendo 57,5% deles auto-declarados como brancos, 20,5% como negros e 21,9% como outra cor de pele. Para avaliação, considerou-se cor de pele autodeclarada, escolaridade, satisfação sexual, satisfação quanto ao aspecto genital e número total de parceiras. O tamanho peniano subjetivo foi avaliado por uma escala de auto-percepção genital, sendo em seguida medido o comprimento real do pênis flácido sob tração manual máxima (CRTmax). Todos os pacientes declararam-se exclusivamente heterossexuais.
mm
RESULTADOS: Cinqüenta e cinco pacientes(75,3%) apresentaram CRTmax de acordo com a média do brasileiro, sendo a maioria destes autodeclarados como brancos (58,6%). Não houve diferença significativa entre os tamanhos penianos subjetivo e objetivo ao serem comparados os três grupos de diferentes cores de pele. Em relação à avaliação subjetiva, 69% dos brancos, 33% dos negros e 75% dos com outra cor de pele apresentaram tamanho peniano equivalente ao CRTmax. Oita e três porcento dos pacientes que apresentaram tamanho peniano subjetivo maior que o CRTmax eram negros. Maiores tamanhos de pênis, tanto subjetivo quanto objetivo, associaram-se positivamente a satisfação sexual, número de parceiras sexuais e satisfação com o aspecto de sua genitália.
m
CONCLUSÃO: Não há variação do tamanho peniano entre homens com diferentes cores de pele. Os homens negros constituem o grupo que mais superestima o tamanho de seu pênis. Autopercepção genital, realista ou não, e CRTmax acima da média interferem positivamente na satisfação sexual dos homens.

Nenhum comentário: