18 de março de 2008

Sexo, ecstasy e ... impotência.

mmmmNum primeiro estudo, publicado pelo Eur Psychiatry. 2001 Mar, 16 (2) :127-30. Zemishlany Z, Aizenberg D, avaliou-se as alterações da função sexual em 35 individuos saudáveis sendo 20 homens e 15 mulheres, com idades entre 21 e 48 anos, consumidores de ecstasy (MDMA). Foram comparados o desejo sexual, a ereção nos homens e a lubrificação vaginal nas mulheres, o orgasmo e a satisfação. O desejo e a satisfação foram aumentados em 90% desses indivíduos que ingeriram ecstasy antes da atividade sexual. O orgasmo foi percebido com maior intensidade, sendo que a ereção piorou em 40% desses homens. Esse estudo conclui que o MDMA prejudica o desempenho sexual, apesar de melhorar a percepção dos prazeres do sexo como o orgasmo, o desejo e a satisfação.
n
mmmm
Um segundo trabalho (
Subst Use Misuse. 2005;40(9-10):1461-77 McElrath K.School of Sociology and Social Policy, Belfast, Ireland) mostra a relação entre o ecstasy e o comportamento sexual. Foram analisados 98 usuarios e ex-usuarios de ecstasy, que haviam consumido a droga por pelo menos 6 meses antes da entrevista, sendo que a maioria usou a droga por mais de 100 vezes. A maioria dos entrevistados relataram sentimentos de proximidade emocional quando sob efeito do MDMA, mas sem o desejo de penetração sexual. Outros referiram um aumento do desejo sexual, sendo essa a razão principal para o seu consumo.
m
mmmm
Uma recente publicação (
J Sex Med. 2007 Dec 18 Bang-Ping J. Kaohsiung Veterans General Hospital—Urology, Kaohsiung, Taiwan.) mostrou que apesar de as drogas ilícitas terem um efeito sexualmente afrodisíaco, elas pioraram o desempenho sexual dos homens. Foram analisados 701 homens com idade média de 33 anos, que responderam o Índice Internacional de avaliação sexual (IIEF). A disfunção erétil foi queixa importante e ocorreu em 36% dos usuários de MDMA, sendo que 38% se queixaram de diminuição do desejo sexual. Quase 50% dos entrevistados relataram um aumento do tempo de ejaculação. O estudo conclui que o uso de ecstasy diminui a qualidade da ereção, diminui o desejo sexual e aumenta o tempo da ejaculação.

Um comentário:

César Ribeiro disse...

Gostaria de saber se é verdade que drogas como o êxtase, crack e cocaína causam impotência sexual masculina por disfunção funcional (não erétil) porque causam uma confusão (desordem) cerebral em locais responsáveis pelo desejo sexual. É verdade???????????