3 de maio de 2012

Óleo de peixe ajudaria a proteger contra o câncer

Os benefícios do óleo de peixe para a saúde têm sido divulgados há mais de 20 anos. Acredita-se que comer duas porções por semana de salmão e outros peixes ajuda a prevenir doenças do coração e poderia até aliviar sintomas de asma e doença intestinal, evitar o nascimento prematuro, impulsionar a memória e tratar a depressão. Agora, pesquisadores dos Estados Unidos afirmam que os suplementos à base de óleo de peixe podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama, segundo reportagem no jornal britânico "Independent".
Estudos nutricionais anteriores sobre o tema foram considerados pouco consistentes porque, possivelmente, poucas pessoas atingiram a meta recomendada para o consumo de peixes oleosos. E tomar suplementos pode resultar em níveis maiores de ácidos graxos ômega-3 que trazem o benefício para a saúde, segundo médicos.
Numa pesquisa com 35 mil mulheres de meia idade que usaram esse tipo de suplemento regularmente ao longo de seis anos, os cientistas observaram que a incidência de câncer de mama foi reduzida em quase um terço (32%). E os dados publicados na revista "Cancer Epidemiology" podem incentivar o consumo desse tipo de produto, um mercado global estimado em US$ 2 bilhões em 2007 e que vem crescendo desde 2003. E o "Euromonitor", que publicou esses números, previu que a venda de óleo de peixe pode alcançar US$ 2,5 bilhões até 2012.
Os ácidos graxos ômega-3 nos óleos de peixe - o ácido eicosapentaenoico (EHA) e docosahexaenoico (DHA) - diminuem a inflamação arterial, uma das principais causas de doenças cardíacas. E as afirmações sobre os seus efeitos benéficos são cada vez mais frequentes nas últimas duas décadas. E a informação mais controversa é sobre o seu papel no desenvolvimento do cérebro.
Eles são essenciais para o cérebro em desenvolvimento, dizem especialistas, e um número crescente de pais têm oferecido aos seus filhos suplementos da substância na esperança de que isso vai aumentar a inteligência e capacidade de concentração nas crianças e adolescentes. Em 2006, Lord Winston, o apresentador de televisão, fez propaganda para a St Ivel Advance, um suplemento com ômega-3, vendido como o "leite inteligente".
Porém, outros cientistas têm sido críticos quanto aos efeitos do ômega-3. Estudos na Universidade de Teesside, em 2006, e na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, em 2010, não encontraram qualquer evidência de benefício na função cognitiva na população em geral ou pessoas idosas.
Emily White, do Fred Hutchinson Cancer Centre, em Seattle, em Washington, que liderou o estudo mais recente mostrando um efeito protetor contra o câncer, disse: "pode ser que a quantidade de ácidos graxos ômega-3 nos suplementos seja maior do que as pessoas conseguem a partir de sua dieta normal." No entanto, ela reforçou que os resultados eram preliminares:
- Sem estudos confirmando esse efeito, não devemos tirar conclusões sobre uma relação causal.
Um porta-voz da Food Standards Agency do Reino Unido disse: "recomendamos comer duas porções de peixe por semana, incluindo um dos peixes oleosos. Isso já foi demonstrado que ajuda a proteger contra doenças cardiovasculares. Não há evidência suficiente no momento para tirar conclusões definitivas sobre outros benefícios, como proteção contra o câncer ou melhora da função cognitiva.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/oleo-de-peixe-ajudaria-proteger-contra-cancer-2982263#ixzz1trTPXZqM
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: