19 de março de 2009

Estudos conflitantes não definem se PSA é eficaz no diagnóstico do câncer de próstata.

Publicada em 19/03/2009 às 18h11m
m
RIO - Dois grandes estudos divulgados esta semana no "New England Journal of Medicine" sobre a eficácia do teste do antígeno prostático específico (PSA), um dos mais comuns na detecção precoce do câncer de próstata, mostraram informações conflitantes sobre a importância do exame para homens sem os sintomas da doença.
mm
No estudo americano, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o teste de PSA anual pode detectar mais tumores em estágio inicial, mas não reduz a mortalidade dos portadores da doença. Já no europeu, os resultados indicam que o teste feito a cada 4 anos pode diminuir as mortes em 20%, mas também produzem um excesso de diagnósticos errados.
Atualmente, o teste de PSA é recomendado para todos os homens acima dos 50 anos por diversas entidades, entre elas a Sociedade Americana de Câncer.
" Os sintomas do câncer de próstata só aparecem quando a doença está avançada. No início, o homem não sente nada (Carlos Corradi, urologista) "
mm
Porém, outros estudos indicam que cerca de 30% dos tumores da próstata são pouco agressivos e crescem lentamente, o que faria com que os tratamentos contra o câncer trouxessem mais malefícios do que benefícios para certos pacientes. No ano passado, um time de especialistas americanos declarou que o PSA não deveria ser feito por homens acima dos 75 anos.
m
O estudo americano teve início em 1992 e incluiu 75 mil homens com idades entre 55 e 74 anos. O europeu começou em 1990 e envolveu 162 mil homens com idades entre 55 e 69 anos.
- O que ficou claro com estes resultados é que existe muito erro de diagnóstico por causa do excesso de exames. Não há dúvida de que muitos homens estão sofrendo os efeitos colaterais de um tratamento que talvez não seja necessário no caso deles - afirmou o médico Edward Gelmann, da Georgetown University School of Medicine, que participou do estudo feito nos EUA.
O médico Otis Brawley, diretor da Sociedade Americana de Câncer, afirma que ambos estudos mostram que há benefícios no teste de PSA, mesmo que pequenos.
- Homens com sintomas de tumor na próstata não devem hesitar em fazer o exame - alerta.
'Exames ainda devem ser feitos anualmente', afirma o especialista.
m
Embora toda hora apareçam estudos com informações diferentes, os exames de PSA e toque retal devem continuar sendo feitos anualmente. Esta é a afirmação do médico Carlos Corradi, chefe de urooncologia da Sociedade Brasileira de Urologia, que frisa que a detecção precoce dos tumores da próstata aumentou a sobrevida dos portadores da doença em 32% nos últimos anos.
- A recomendação é de que tanto o exame de toque retal quanto o de PSA sejam feitos anualmente. Os sintomas do câncer de próstata só aparecem quando a doença está avançada. No início, o homem não sente nada - afirma Corradi.
m
No Brasil, a recomendação é de que os exames comecem a ser feitos anualmente a partir dos 45 anos.
- O PSA é um exame de sangue simples, e o do toque retal incomoda, mas não dói. Pegar o câncer no início sem dúvida aumenta as chances de cura e evita possíveis efeitos colaterais como a incontinência urinária e a impotência. Estes exames são simples, rápidos e salvam vidas - completa.
m
m

Nenhum comentário: