11 de junho de 2008

Lula critica 'machões' que evitam exame de prevenção do câncer de próstata

mmmmOO presidente Lula criticou "machões" que, segundo ele, não têm coragem de fazer o exame retal para prevenção do câncer de próstata. Depois de observar que não falaria de saúde porque sua experiência é de torneiro mecânico, Lula disse que os homens precisam perder a "maldita mania" de não deixar que ninguém bote as mãos neles, caso contrário serão "virados do avesso" em cama de hospital.
- O homem tem a maldita mania de achar que ninguém pode botar a mão nele. Ele é todo machão, mas quando ele tem 50 anos e pega um câncer de próstata, esse mesmo homem que tinha medo do toque, é virado do avesso. Aí fica que nem farrapo em cima da cama à mercê de todo o mundo - disse Lula, para a platéia que acompanhava o seu discurso às gargalhadas.
m
O presidente participou nesta terça-feira da inauguração do centro hospital Ouro Verde, em Campinas. Ao mesmo tempo em que lembrava da "coragem" das mulheres que são submetidas periodicamente a exames ginecológicos, Lula seguiu o raciocínio dizendo que muitos brasileiros estão encontrando desculpas para evitar o exame retal.
- Tem alguns homens que dizem: agora tem o PSA, tem a máquina que passa nada barriga e vê. Gente, nada substitui o toque - disse ele, também aos risos, sem fazer qualquer referência se já havia feito algum exame de prevenção contra o câncer de próstata.
O PSA é um exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata.
m
Ao lado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Lula também fez recomendações para o bem estar físico dos brasileiros. Recomendou caminhadas e alimentação balanceada.
- Tem gente que só pensa em andar quando a barriga está maior que o resto do corpo. Tem que caminhar para ter uma pressão controlada. Acontece que muita gente diz que não tem tempo (para caminhar), mas perde duas horas bebendo cerveja no bar, vendo TV ou jogando conversa fora - disse ele, lembrando que, ao lado da mulher, Marisa Letícia, tem feito caminhadas diárias desde que virou presidente.
- Hoje sou um homem altamente saudável. Quer dizer, tenho uns probleminhas, mas não posso dizer agora - comentou o presidente. - Como tenho mais de 60 anos, estou mais perto do céu.
m
m

Nenhum comentário: