1 de abril de 2008

O uso de Inibidores da PDE-5 (Viagra, etc) entre jovens saudáveis.

Fernando Korkes, André Costa Matos. Fac. Medicina da Santa Casa de São Paulo. Trabalho apresentado no 31° Congresso Brasileiro de Urologia, Salvador, BA, nov.2007.
m
mmmmO uso recreacional de inibidores de fosfodiesterase 5 tem sido mencionado na literatura e na mídia
em geral. Estudos associam esta forma de abuso de medicação à prática homossexual e principalmente associados a outras drogas ilícitas. O presente estudo tem como objetivo avaliar o uso de inibidoresde fosfodiesterase-5 entre jovens saudáveis. Foram interrogados 167 estudantes de medicina e médicos (idade média de 21±2, variando de 17-31 anos) sobre questões referentes à sexualidade e uso desta classe de medicações. O anonimato dos participantes foi assegurado. Dos homens interrogados, 100% negaram qualquer tipo de disfunção erétil, porém 9% referiram já ter utilizado algum tipo de inibidor de fosfodiesterase. Os medicamentos mais comumente utilizados foram sildenafil (n=11), seguido de tadalafil (n=7) e vardenafil (n=5).
m
mmmmEm geral estes homens resolveram utilizá-los após comentários entre amigos e adquiriram a medicação em farmácias e sem receita médica. Em um terço dos casos, o medicamento foi fornecido por amigos ou representantes da indústria farmacêutica. Três quartos destes acreditam haver uma ação facilitadora destas medicações ao uso de preservativos, e em 65% dos casos a medicação foi utilizada em relações sexuais com parceiros ocasionais. O uso de bebida alcoólica concomitante foi mencionado por 71,4% dos entrevistados. Os inibidores de fosfodiesterase 5 são medicações inicialmente desenvolvidas para otratamento da disfunção erétil. No entanto, novas formas de uso têm se popularizado, e há um crescente conceito entre os jovens de utilização como um “otimizador de performance sexual”.
m
m

Nenhum comentário: