1 de abril de 2008

Avaliação da Síndrome Metabólica em pacientes com e sem disfunção erétil diagnosticada.

JOAO PAULO ZAMBON; AMIR JAMIL KARAM JAMIL KARAM.
Trabalho apresentado no 31° Congresso Brasileiro de Urologia, Salvador - BA, nov-2007.
m
INTRODUÇÃO: A síndrome metabólica é caracterizada pelo aumento da resistência à insulina e hiperinsulinemia. Os componentes dessa síndrome são : diabetes mellitus tipo II , hipertensão arterial, obesidade e dislipidemia. Estes componentes são fatores de risco para doença cardiovascular e a disfunção sexual erétil (DSE) estando diretamente relacionada com as doenças cardiovasculares.
m
OBJETIVO: avaliar a presença de síndrome metabólica em pacientes com e sem disfunção erétil que estão em programa de revisão continuada de saúde.
m
MATERIAL E MÉTODO: No período de janeiro de 2005 a dezembro de 2006 foram selecionados 100 homens com disfunção erétil e 100 homens sem disfunção erétil , pareados de acordo com a idade. Fatores clínicos
como tabagismo , hipertensão , diabetes mellitus , índice de massa corpórea ( IMC ), índice cintura quadril( ICQ ) e frequênca cadíaca em repouso foram analisados e comparados nos 2 grupos. Os parâmetros laboratoriais analisados foram : colesterol total , HDL , LDL, glicemia de jejum e proteína C reativa. Os dados observados foram submetidos a análise estatística.
m
RESULTADOS: Com relação aos parâmetros clínicos a presença de diabetes mellitus, hipertensão arterial , tabagismo e obesidade avaliada pelo ICQ foi mais frequente nos homens com DSE se comparados aos seus respectivos controles. Com relação aos parâmetros laboratoriais , somente a glicemia de jejum e a proteína C reativa apresentaram significância estatística. O colesterol total , HDL e LDL foram semelhantes nos 2 grupos.A síndrome meabólica esteve presente em 43/100 homens com DSE e em 27 / 100 homens sem DSE. De acordo com análise estatística esta variável apresentou significância estatística.
m
CONCLUSÕES: Na amostra estudada, a síndrome metabólica apresentou-se mais fequente nos homens com DSE se comparados aos seus controles. A presença de DSE parece ser um fator de risco para a hiperinsulinemia e o aumento da resistência à insulina.
m
m
==================================================================
m
LEIA MAIS SOBRE "SINDROME METABÓLICA" EM:
m
k
k

Nenhum comentário: