14 de abril de 2008

Homens impotentes têm a diabetes não diagnosticada.

Reuters, em Nova York - Folha On Line - 19/02/2002
m
mmmmOs homens impotentes são mais propensos a apresentar diabetes não-diagnosticada e deveriam se submeter ao exame para verificar a taxa de açúcar no sangue, segundo pesquisadores britânicos."Se uma pessoa tiver disfunção erétil, ela deve suspeitar de diabete como causa subjacente", disse Krishnamurthy Sairam, do Hospital Kent & Sussex, um dos autores do estudo. "O exame de glicose sanguínea em jejum deveria ser o teste padrão para avaliar a ocorrência de diabete em homens que apresentam problemas de ereção."
m
A equipe de Tom McNicholas, do Hospital Lister, em Stevenage, avaliou 129 pacientes que consultaram o departamento de urologia do hospital porque não conseguiam manter uma ereção. Geralmente, a diabetes e outras doenças crônicas que afetam os vasos sanguíneos, os nervos e os músculos lisos estão envolvidas no surgimento de impotência. Por isso, todos os participantes da pesquisa foram testados para diabete por meio de um exame de urina comum, que avalia a glicosúria -o excesso de açúcar na urina-, e por meio do teste para medir a glicose no sangue em jejum.No total, 22 dos 129 homens haviam recebido diagnóstico anterior de diabetes.
m
O teste sanguíneo revelou que quase 5% dos outros 107 voluntários não sabiam ser portadores da doença metabólica, segundo as conclusões do trabalho, publicadas em edição recente do "British Journal of Urology". O exame que mede a quantidade de açúcar no sangue também verificou que outros 12% desses participantes tinham níveis anormais de glicose, o que poderia levar à diabete, caso não fossem tratados com dieta apropriada e exercício. Os pesquisadores constataram que o teste de urina falhou no diagnóstico de quatro em cada cinco homens com diabetes. "O exame de urina tem uma sensibilidade de apenas 20% -performance extremamente ruim para um teste diagnóstico", disse Sairam. "Medir a glicose na urina é um exame pouco sensível e pouco confiável para detectar diabete." Como os homens com disfunção erétil são cerca de quatro vezes mais propensos que a média à sofrer diabete não-diagnosticada, os cientistas concluíram que os médicos deveriam avaliar a presença da doença em todos os pacientes com impotência." A primeira consulta de um homem com disfunção erétil é a oportunidade ideal para fazer o teste de glicose em jejum e eliminar a possibilidade de ser diabete", afirmou Sairam. "Caso contrário, a diabete pode permanecer sem diagnóstico por vários anos."
m
m
==================================================================
m
NOSSA OPINIÃO:
m
Esse estudo mostra que a disfunção erétil costuma ser o primeiro sinal de diabetes em 12% dos homens. Esses pacientes, quando são medicados com Viagra ou similares para tratar a sua impotência, perdem a oportunidade de tratar uma doença muito mais grave e que vai complicar a sua saúde de uma forma muito mais ampla do que apenas a dificuldade de ereção. Pacientes diabéticos não tratados a tempo desenvolvem doenças vasculares e neurológicas irreversíveis.
m
m

Nenhum comentário: