13 de abril de 2008

Barriga grande aumenta o risco de Impotência.

O Globo - 13/04/08 -
Excesso de gordura abdominal reduz o nível de testosterona.
m
mmmmMais do que um problema estético, uma barriga saliente deixa o homem mais vulnerável a um de seus maiores fantasmas: a impotência sexual. Reunidos no 23º Congresso Europeu de Urologia, em Milão, alguns dos principais urologistas do continente enfatizaram o papel da obesidade abdominal na predisposição para a disfunção erétil. Um estudo apresentado no congresso apontou o problema como fator número um da síndrome metabólica, conjunto de fatores considerado o maior inimigo da potencia sexual masculina, e também associada à maior chance de doenças cardiovasculares e diabetes.
m
De acordo com os especialistas, a obesidade abdominal começa a ser um fator de risco para o homem quando a cintura é maior do que 94cm. O excesso de gordura na região esta diratamente ligada a quantidade de hormônio masculino no organismo, a testosterona. Segundo o inglês Ian Banks, presidente do Fórum Europeu de Saúde Masculina, existe uma relação direta entre o aumento do volume da gordura abdominal e a diminuição do nível de testosterona, sendo que a testosterona tem o poder de reduzir a gordura abdominal.
m
Outras condições de risco que compõem a síndrome metabólica são a diabetes, a hipertensão arterial e o aumento do colesterol. Todos eles reduzem a quantidade de testosterona no organismo. Segundo o estudo, 64% dos pacientes com disfunção erétil apresentam um ou mais desses fatores de risco. Estima-se que 152 milhões de homens no mundo, ou 16% da população masculina entre 20 e 75 anos de idade, experimentam algum grau de disfunção erétil.
m
As conclusões reforçam a tese de que o estilo de vida do homem é um importante desencadeador para a síndrome metabólica e, por conseqüência, para a disfunção erétil. Cigarro, estresse, sedentarismo e excesso de trabalho são os maiores vilões nessa questão. Daí a recomendação dos urologistas para que os homens comecem a tratar esses sintomas o quanto antes. Segundo o Dr. Banks, os homens demoram muito mais a procurar um medico do que a mulher. Em geral ele só vai quando a doença já esta adiantada, o que acaba prejudicando o tratamento da síndrome metabólica e da disfunção erétil.
m
m

Nenhum comentário: