3 de março de 2008

O tratamento da disfunção sexual do paciente hipogonádico com testosterona de longa duração.

World J Urol. 2006 Dec;24(6):639-44. Yassin AA, Saad F.
Clinic of Urology/Andrology, Segeberger Kliniken, Norderstedt-Hamburg, Germany.
yassin@t-online.de


Em 2007 chegou ao mercado mundial o undecanoato de testosterona, uma nova apresentação de longa duração, que permite que se faça as injeções intra musculares a cada 12 semanas. Durante esse período a testosterona se mantem em níveis fisiológicos satisfatoriamente ativos. Os estudos demonstram claramente que a testosterona participa de modo importante no metabolismo de vários órgãos e tecidos, sendo fundamental para a saúde dos homens. Esse trabalho com o undecanoato de testosterona mostra que a reposição hormonal melhora significativamente a qualidade das funções sexuais de grande número de homens, mesmo os idosos. Nesses pacientes, se o nível de testosterona estiver baixo, o tratamento é garantido.
n
===================================================================
n
NOSSA OPINIÃO:
O undecanoato de testosterona (Nebido) é a mais moderna apresentação de testosterona de aplicação intramuscular. A prática demonstra que após as 2 primeiras aplicações feitas com intervalo de 8 semanas, todas as outras aplicações podem ser feitas a cada 12 semanas, ou 3 meses. A grande vantagem é a possibilidade de ter doses adequadas de hormônio sexual mascullino circulante no sangue em concentrações biologicamente ativas por um longo período de tempo, sem as grandes oscilações dos níveis hormonais como são comumente observadas nas antigas aplicações a cada 2 ou 3 semanas, como se fazia até a pouco tempo.
Uma desvantagem ainda é o custo, pois enquanto a reposição a cada 2 ou 3 semanas custa em torno de R$ 10,00 por aplicação, a reposição com o Nebido custa R$ 300,00 uma ampola à cada 3 meses. Mesmo assim, os benefícios superam em muito o custo, tornando vantajoso o seu uso regular.

Nenhum comentário: