26 de março de 2008

O Indice de Massa Corporal na meia idade e o risco de Doença de Alzheimer.

Curr Alzheimer Res. 2007 Apr;4(2):103-9. Whitmer RA, Gunderson EP. Kaiser Permanente Division of Research, Etiology and Prevention, 2000 Broadway, Oakland, CA 94612, USA.
m
Ter uma barriga avantajada na meia-idade aparentemente aumenta bastante o risco de desenvolver o mal de Alzheimer ou outra forma de demência décadas depois, disseram pesquisadores nesta quarta-feira, 26/03/08. Eles monitoraram, ao longo de uma média de 36 anos, 6.583 pessoas com idades de 40 a 45 anos no início do estudo, quando foram tomadas suas medidas abdominais. Quase 16 por cento deles acabaram desenvolvendo algum tipo de demência, inclusive o mal de Alzheimer, ao chegarem à faixa dos 70 anos. A probabilidade triplicava para as pessoas que estavam entre as 20 por cento com barrigas maiores, em comparação aos que estavam no grupo dos 20 por cento com a menor barriga. A dimensão da barriga se mostrou um indicador melhor do que simplesmente o índice de massa corporal (indicador de obesidade), segundo os pesquisadores. "Se você tem duas pessoas que estão ambas 4,5 quilos acima do peso, e uma tem (o peso extra) no meio do corpo, e outra em torno dos quadris, a pessoa que o carrega no meio do corpo precisa saber que está sob maior risco", disse Rachel Whitmer, cientista da Divisão de Pesquisa Kaiser Permanente, de Oakland, Califórnia, responsável pelo estudo.
m
Já se sabia que o excesso de barriga em pessoas de meia-idade aumenta a propensão a diabete, derrame e ataque cardíaco. Segundo os pesquisadores, essa é a primeira vez que se estabelece uma ligação com o risco de demência, mesmo que a pessoa esteja dentro do seu peso normal. "Estamos de certa forma começando a entender os efeitos clínicos desses subprodutos da gordura", disse Whitmer. "Mas há evidências em nível molecular, em modelos animais e em estudos populacionais de que a gordura abdominal pode ter um efeito negativo sobre o cérebro." De acordo com Whitmer, a medição do abdome de idosos pode não ser um indicador tão preciso porque com a idade as pessoas naturalmente tendem a perder massa muscular e óssea e a acumular gordura na barriga.

Nenhum comentário: