22 de março de 2008

A circuncisão (postectomia) afeta a sexualidade dos homens operados?

BJU Int. 2008 Jan;101(1):Kigozi G,Watya S.Rakai Health Sciences Program, Entebbe, Uganda.mmm
m
mmmO objetivo desse trabalho foi investigar a relação entre a circuncisão masculina adulta e a satisfação sexual. Foram avaliados 4456 homens sexualmente ativos e experientes, HIV negativos, com idades entre 15 e 49 anos. 2210 homens foram escolhidos de forma aleatória para serem circuncisados e 2246 foram circuncisados mais tardiamente, após 2 anos. Esses homens foram acompanhados aos 6, 12, e 24 meses com entrevistas e exames físicos, questionando-se sobre o desejo sexual, a satisfação e a função erétil. Observou-se que não houve diferenças entre os 2 grupos nos quesitos satisfação sexual. No quesito função erétil a queixa registrada foi de 2% nos 2 grupos (operados e não operados). Após 6 meses de observação, a dificuldade de penetração vaginal foi referida por 98,6% dos homens operados e 99,4% dos não operados. Após 2 anos, não se observou diferença entre os operados e não operados na satisfação sexual.
m
Outro trabalho (J Urol. 2002 Nov;168(5):2134; Collins S, Upshaw J. Department of Urology, Louisiana State University School of Medicine, New Orleans, Louisiana, USA) feito com 15 homens acompanhados por 13 meses, não mostrou alterações do desejo sexual, da qualidade da ereção, da ejaculação e nem na média da satisfação sexual, concluindo que a circuncisão não comprova ter efeito negativo sobre a atividade sexual de homens ativos que tenham passado por essa cirurgia.
m
m
==============================================================
m
NOSSA OPINIÃO:
m
Da mesma forma como existem trabalhos mostrando as vantagens da circuncisão, existem outros trabalhos que tentam provar o contrário. Em geral, costumo recomendar a circuncisão (postectomia) para os nossos pacientes quando existe queixas de dor ou dificuldade em exteriorizar a glande, quando ocorrem ferimentos de repetição no freio ou no prepúcio às relações sexuais, ou quando existe uma dificuldade em se manter a higiene local fazendo com que ocorram infecções (bálamo postites) de repetição (duas ou mais por ano).
Desconheço algum homem que atribua a sua dificuldade sexual com a ausencia do prepúcio retirado na cirurgia de postectomia. Nunca alguém voltou pra reclamar.
m
m

Nenhum comentário: