19 de agosto de 2012

Aptidão física na meia idade ajuda a prever risco de doenças cardíacas na velhice.


Aptidão física na meia idade ajuda a prever risco de doenças cardíacas na velhice


NOVA YORK - Em quanto tempo você consegue correr 1,60 Km? Para pessoas de meia idade, esta medida pode ajudar a prever o risco de doenças cardíacas na velhice, segundo reportagem do "New York Times".
Em dois estudos diferentes, pesquisadores da Southwestern Medical School da Universidade do Texas e do Cooper Institute, em Dallas, analisaram os níveis de aptidão física de mais de 66 mil pessoas. As pesquisas mostraram que esse marcador na meia idade é um forte prognóstico da saúde na velhice, o que prova a confiabilidade dos tradicionais fatores de risco, como níveis de colesterol ou pressão arterial. Os dois relatórios foram publicados no mês passado na "Circulation" e no "Journal of the American College of Cardiology".
Nos estudos, a aptidão física foi medida usando o teste da esteira cuidadosamente monitorado para medir a resistência cardiovascular e a fadiga muscular. Na análise dos dados, os pesquisadores sugeriram que os resultados poderiam ser traduzidos em médias de tempo por distância, oferecendo uma fórmula simples para os médicos e indivíduos medirem o índice de aptidão na meia idade e prever os riscos cardíacos a longo prazo.
- Nos dois estudos, a rapidez com que se consegue correr na meia idade está fortemente associada aos riscos de doenças cardíacas na velhice. Os exercícios que você faz aos 40 anos são muito relevantes para os riscos de doenças cardíacas aos 80 anos - disse Jarett D. Berry, professor de cardiologia na Southwestern Medical School e coautor dos dois estudos.
Segundo Berry, são necessários mais estudos antes dessa média de tempo por distância poder ser usada como marcador de riscos cardiovasculares. Ainda assim, ele acredita que o ritmo de corrida de cada um é uma medida que pode servir como ponto de partida para medir a aptidão física geral.
Dos dados do estudo, Berry calculou que um homem de 50 anos que corre cerca de 1,60Km em oito minutos ou menos ou uma mulher que consegue isso em até nove minutos têm alto nível de aptidão física. O homem que faz o mesmo percurso em nove minutos e a mulher que faz em 10 minutos e 30 seguntos têm nível moderado e, homens que correm essa distância em até 10 minutos e mulheres em até 12 minutos estão na categoria de baixa aptidão física.
As categorias fazem uma grande diferença no risco de problemas cardíacos: indivíduos no grupo de alta aptidão física têm risco de vida de 10% comparados com 30% daqueles do último grupo.
Os pesquisadores observam que a aptidão varia muito de acordo com idade e sexo e que as estimativas de tempo-distância são marcadores fáceis para o início de uma discussão sobre forma física. De qualquer forma, segundo Berry, a média de dez minutos para homens de meia idade e de 12 minutos para mulheres sugere um bom nível de aptidão física.

Nenhum comentário: