13 de maio de 2012

Alto índice metabólico pode levar ao envelhecimento precoce.

Segundo pesquisa americana, o desequilíbrio leva a um desgaste acelerado dos órgãos do corpo.


Pessoas com altos índices metabólicos podem acabar envelhecendo mais cedo, segundo um recente estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. O desgaste precoce do organismo, e de seus órgãos vitais, seria ainda um fator de risco para uma morte prematura por causas naturais. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

A relação entre os altos índices metabólicos e uma vida mais curta nos animais já era conhecida entre os cientistas. O que não se sabia, no entanto, era como essa relação de fato acontecia no corpo humano. Para confirmar a hipótese de que o homem também seria afetado, os pesquisadores mediram, durante 24 horas, inclusive no repouso, as taxas de gasto energético e de desgaste do organismo de 652 voluntários.

“Descobrimos que as altas taxas metabólicas endógenas, que são a quantidade de energia que o corpo usa para suas funções normais, são um fator de risco para uma morte natural prematura”, diz Reiner Jumpertz, coordenador do estudo. Segundo o pesquisador, isso acontece porque, com a aceleração do envelhecimento, os órgãos vitais do corpo também se desgastam mais cedo, possivelmente por causa do acúmulo de substâncias tóxicas produzidas pelos organismo.

“É importante salientar, entretanto, que esses dados não se referem ao gasto energético característico do exercício físico. Praticar atividades físicas, e todo o gasto energético que a envolve, é algo claramente benéfico para o organismo”, diz Jumpertz.

Nenhum comentário: