30 de abril de 2012

Começando a musculação.

Médicos e preparador físico dão sugestões para os iniciantes na prática de exercícios

Envios por mail: 1 RIO - Atividade física, exercício e esporte são coisas distintas e às vezes confundidas no senso comum. Qualquer movimento que o corpo pode fazer é uma atividade física. Já exercício é a atividade física coordenada, planejada, geralmente com movimentos repetitivos. E esporte, na maioria das vezes, é a atividade física que envolve formas organizadas de exercício físico, envolvidas com competição. Antes de começar um exercício, é importante que englobe atividades aeróbicas, de fortalecimento muscular e alongamento. Leia abaixo as dicas de Cláudio Gil e Cláudio Domênico para uma vida saudável:

1- Trace metas realistas. A progressão no nível de dificuldade deverá ser lenta e gradativa. É comum ter vontade de parar uma sessão de exercícios logo nos primeiros minutos, mas o importante é resistir. Minutos depois, a tendência é que a sensação de desconforto e desânimo seja substituída pelo bem-estar.

2- Não adianta muito fazer exercícios por algumas semanas ou poucos meses e depois interrompê-los. O exercício físico deverá ser incorporado ao cotidiano, inclusive nos períodos de férias.

3- Siga atentamente as decisões de seu médico quando ele pede por exames complementares e laboratoriais. A maior parte das sociedades médicas recomenda que se faça pelo menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos moderados, divididos em cinco sessões de 30 minutos, ou 75 minutos por semana de exercícios vigorosos, em que há alteração do fôlego, a ponto de ficar com dificuldades para conversar, por exemplo.

4- Caso lhe seja solicitado um teste de exercício — também conhecido como teste ergométrico — é melhor submeter-se ao teste cardiopulmonar de exercício, em que também são obtidas as informações sobre respiração.

5- Ao escolher uma atividade aeróbica, procure a mais prazerosa. Andar, pedalar, nadar, dançar são apenas algumas das opções. Ao fazer exercícios, não ignore os sintomas de dor, pois há chance de ser um sinal de que o exercício é feito de forma errada. Exercício bem feito não é para doer.

6- A respiração durante os exercícios físicos deve ser natural. De preferência, use a boca para inspirar ou soltar o ar. Deste modo, o ar não encontra muita resistência, e o corpo ganha o oxigênio necessário à atividade física. Ao realizar exercícios de musculação, lembre-se de inspirar ao fazer força e expirar ao relaxar.

7- Com o envelhecimento, vamos perdendo massa muscular, fenômeno que recebe o nome de sarcopenia, e ganhamos massa de gordura. Este é um dos motivos que nos leva a aumentar de peso. Os exercícios de musculação são fundamentais para atenuar esta perda muscular, principalmente na terceira idade.

8- Ao sair para realizar exercícios ao ar livre, não esqueça de roupa e tênis apropriados, uso de filtros solares, óculos com proteção contra raios ultravioletas e boné. Lembre-se de se hidratar depois de 30 minutos de atividades.

Nenhum comentário: