3 de agosto de 2010

Pouco carboidrato é melhor para colesterol bom do que baixo teor de gordura.

03/08/2010 - 16h31 | da Folha.com

A longo prazo, uma dieta com pouco carboidrato funciona tão bem quanto uma dieta com baixo teor de gordura para perder peso e ainda pode ser melhor para o coração, sugere uma nova pesquisa.

Ambas as dietas melhoraram o colesterol em um estudo de dois anos que incluiu acompanhamento intensivo em grupo. Mas aqueles que fizeram a dieta de baixo carboidrato obtiveram um grande impulso no chamado colesterol bom, quase duas vezes maior do que quem fez a de baixo teor de gordura.

Em estudos anteriores, as dietas com pouco carboidrato se saíram melhor na perda de peso em seis meses, mas os resultados a longo prazo se alternaram. Além disso, houve uma sugestão de que comer pouco carboidrato melhora o colesterol.

O último teste realizado foi um dos mais longos para comparar as abordagens. Ao final de dois anos, a perda de peso foi o mesmo para ambos - cerca de 7 kg ou 7%. A principal diferença foi no HDL (bom colesterol): um aumento de 23% na dieta com pouco carboidrato comparado a uma melhoria de 12% após a de baixo teor de gordura, afirmou Gary Foster, diretor do Centro de Pesquisa da Obesidade e Educação, da Temple University, que liderou o estudo financiado pelo governo federal.

"Para uma dieta, isso é bastante impressionante", disse Foster. Os resultados, publicados no Tuesday's Annals of Internal Medicine, são baseadas no estudo com 307 adultos, dois terços deles mulheres. Os participantes eram obesos, mas não apresentavam problemas de colesterol ou diabetes.

Metade seguiu uma dieta de pouco carboidrato elaborada após o plano de Atkins, e a outra metade fez uma dieta de baixa caloria e baixo teor de gordura. Todas as sessões do grupo foram para ajudá-los a mudar maus hábitos alimentares, a ser mais ativos e a manter a dieta.

Os voluntários tiveram verificações periódicas de peso, sangue, densidade óssea e composição corporal. Após dois anos, não houve diferenças significativas entre os grupos de dieta, exceto no bom colesterol. Segundo os pesquisadores, não é conhecido o motivo pelo qual a dieta do baixo carboidrato teve um maior efeito sobre o colesterol bom.

Como os planos de pouco carboidrato se tornaram populares, os especialistas temiam que a dieta elevaria o risco de doença cardíaca, pois permite mais gordura. Os resultados mais recentes sugerem que essas preocupações são infundadas, de acordo com Foster.

No início, houve um aumento do colesterol ruim - do tipo que se acumula nas artérias - no grupo do carboidrato. Mas depois de dois anos, os dois grupos acabaram com melhorias semelhantes ao colesterol ruim.

"Estes são resultados em que devemos confiar", disse Yancy, que realizou uma pesquisa semelhante, mas não esteve envolvido no estudo.

Foster, o líder do estudo, disse que as pessoas devem se preocupar menos com qual dieta seguir, e se concentrar em encontrar apoio ou técnica - como escrever o que eles comem - que os mantenha na trilha.

"Não faz diferença para a perda de peso como você chega lá", disse ele. Com a atual epidemia de obesidade, mais do que a forma é necessário atacar o problema, disse Yancy. "As duas dietas funcionam e podem ser uma opção", disse ele.

Nenhum comentário: