7 de julho de 2010

Livro de homem que chegou a pesar 200kg ensina como emagrecer sem dieta ou rotina puxada de exercícios.

Publicada em 07/07/2010 às 09h27m
Maria Vianna

RIO - Com quase 200 quilos, o economista Jon Gabriel vivia sempre exausto e doente. Por causa dos quilos a mais, não conseguiu embarcar no voo 93 da American Airlines, um dos aviões que derrubaram as Torres Gêmeas, e teve uma nova oportunidade para viver. A experiência de quase morte foi o impulso para que ele, que tinha começado a fazer dietas na adolescência, gasto milhares de dólares em consultas com o Dr. Atkins e estava completamente viciado em açúcar, mudasse seus hábitos de vez.

Gabriel começou a estudar bioquímica e associou suas descobertas a outras técnicas, como a visualização e o autoconhecimento. Nascia assim o 'método Gabriel', programa que virou livro e que o ajudou a emagrecer mais de 100 quilos. Em entrevista ao site do Globo, ele explica a fórmula do sucesso.

O que difere seu método dos outros disponíveis no mercado?
Acho que a principal diferença é que quase todos os métodos de emagrecimento focam em comer menos e se exercitar mais, e param por aí. Existe aquela lógica de que gastar mais calorias do que você ingere automaticamente gera um emagrecimento. Isso é verdade, mas só até certo ponto. Por isso que acredito que dietas restritivas não funcionam. É difícil manter o peso perdido, e só contar calorias ou malhar um pouco mais não é a resposta. No 'método Gabriel', levamos em consideração todos os motivos que fizeram a pessoa engordar e que dificultam sua perda de peso. Quase sempre, uma pessoa não é gorda só porque ela come demais. Mas é muito difícil fazer a associação de outros problemas da vida com o ganho de peso.

Qual foi sua principal motivação para emagrecer?
Eu estava horrível, fisicamente e psicologicamente. Acho que o que me motivou mais foi o quanto eu me sentia mal. Aquele excesso de peso estava empacando a minha vida, me sentia completamente travado. Nada na minha vida - trabalho, relacionamentos, amizades - estava indo bem. Esse sentimento horrível, sem dúvida, foi o que mais me motivou.

Por que algumas pessoas conseguem manter a perda de peso e outras voltam a engordar?
Primeiro é preciso entender todos os motivos por que aquela pessoa não emagrece, e esses motivos costumam ser os mais variados. Se o motivo pelo qual a pessoa 'se apega' ao excesso de peso é forte, será difícil incentivá-la a emagrecer. Quando uma pessoa está emocionalmente pronta para perder peso, ela geralmente consegue se livrar dos quilos a mais.

Como chegar a este ponto?
No livro, ofereço várias dicas e questionamentos que levam a esta reflexão. São passos que ajudam a tornar o autoconhecimento mais fácil e, por consequência, facilitam a eliminação dos quilos extras. Pode parecer radical, mas acredito que se uma pessoa não está bem emocionalmente, não vai conseguir emagrecer.

É possível dizer que se uma pessoa engorda, ela está 'desconectada' de suas emoções?
Pelo contrário. Acho que a maioria das pessoas que luta contra o excesso de peso está excessivamente ligada a certos sentimentos. Por exemplo, ela pode se sentir fracassada em alguns aspectos da vida, até mesmo no aspecto do emagrecimento, e se rotular de perdedora. Só que ela tem que entender que o problema está na estratégia, não nela mesma. Os relacionamentos costumam se refletir na balança. Muitas pessoas com problemas sérios de relacionamento acabam obesas. Inconscientemente, elas ganham um novo problema, o peso, para esquecer do outro temporariamente.

Os exercícios são importantes?
Claro. Seu organismo não quer ser gordo, ele quer se mexer e ter saúde. No livro, ensino as pessoas a se exercitarem com mais eficiência. De nada adianta ficar andando por horas, em um ritmo super lento, ou se matando na esteira. Algumas mudanças durante a prática de exercícios, como intercalar velocidades ou pesos, estimulam respostas fisiológicas que fazem seu corpo gastar mais calorias em menos tempo. Depois de um tempo, você vai ver que o corpo vai pedir mais exercícios para se sentir melhor.

Muitas pessoas reclamam que malham e nunca veem resultados. Por quê?
Bom, primeiro é preciso estar psicologicamente preparado para emagrecer. Poucas pessoas, quando se matriculam em uma academia ou começam a correr na praia, estão com essa mentalidade. E se a mente não estiver pronta, os resultados físicos serão limitados. Se a mente não está pronta, a malhação será apenas mais uma forma de estresse. O estresse é um dos grandes vilões do ganho de peso. Ou seja, a atividade física será um tiro no pé. Outras vezes, a pessoa exagera e acaba malhando demais. O overtraining gera outro tipo de estresse no organismo e provavelmente vai estancar a perda de peso.

Nenhum comentário: