13 de junho de 2008

Ejaculação precoce angustia homens do mundo todo, mas tem solução.

Publicada em 29/10/2007 às 07h30mMaria Vianna, especial para O Globo Online
m
mmmmCerca de 30% dos homens têm algum grau de ejaculação precoce, e o problema pode ser causado por uma série de fatores. Ansiedade, estresse, uma nova parceira, expectativas exageradas em relação ao sexo, muito tempo em abstinência e insegurança são as causas mais comuns. Raramente, a ejaculação prematura é causada por algum problema físico, por isso os urologistas geralmente indicam um tratamento que tenha uma abordagem emocional.
m
- A ejaculação rápida, ou precoce, é muito comum entre os homens, principalmente os mais jovens. Não existe um tempo certo para se ejacular, mas o homem deve procurar tratamento se a situação está deixando ele e a parceira frustrados na maioria das vezes em que fazem sexo. É importante lembrar que todo homem ejacula mais rápido do que o esperado uma vez ou outra, mas isso é normal e bastante comum. Nesse caso, não há com o que se preocupar - explica o urologista Marcelo Vieira, titular da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.
m
Mas, muitas vezes, o homem sofre em silêncio com problemas que seriam facilmente resolvidos após uma boa conversa com um especialista. Diferentemente das mulheres, que passam a consultar um ginecologista periodicamente quando entram na puberdade, os homens começam a se afastar dos cuidados médicos anuais na medida em que deixam a infância.
- Na maioria das vezes, o resultado é bom quando o paciente procura a terapia e começa a se conhecer melhor. Em muitos casos, o especialista pode recomendar um antidepressivo leve, que além de retardar a ejaculação, também diminui sintomas de nervosismo, angústia e ansiedade que atrapalham na hora do sexo. Existe um antidepressivo de dose única, que pode ser tomado algumas horas antes da relação e que alivia o problema. O importante é o homem saber que há solução e que nem ele nem a parceira precisam sofrer sozinhos por causa disso - diz o urologista.
m
m

Nenhum comentário: