3 de abril de 2008

A tração peniana como método de tratamento não cirúrgico da Doença de Peyronie.

J Sex Med. 2008 Mar 21, Levine LA, Newell M, Taylor FL.
Department of Urology, Rush University Medical Center, Chicago, IL, USA.mmmm
mmmmA doença de Peyronie é uma alteração fibrótica do pênis, sendo ainda de causa incerta. Provoca um desvio do pênis que dificulta ou impede a penetração peniana no ato sexual. Ainda não existe um tratamento clinico (não cirúrgico) que seja confiável. Esse estudo avaliou a terapia com tração externa do pênis para corrigir a curvatura peniana que ocorre no Peyronie. Foram avaliados 10 homens com doença de Peyronie que não tiveram sucesso com o tratamento clinico.
m
mmmmEsses pacientes usaram o método de tração por 2 a 8 horas por dia durante 6 meses. Todos os homens foram avaliados no seu comprimento peniano com o pênis flácido e tracionado, antes e depois do tratamento. Tanto a curvatura como o diâmetro do pênis foram avaliados por ultra som dinâmico duplex antes e depois do tratamento. A função erétil foi avaliada antes e depois pelo questionário de Índice Internacional de Função Erétil e de Qualidade de Vida Masculino (QOL-MED). O comprimento do pênis flácido esticado pelo paciente, foi avaliado aos 3 e 6 meses de tratamento.
m
mmmmComo resultados, observou-se que todos os homens referiram melhora da curvatura peniana, com uma redução do ângulo de 10 a 40 graus, tendo o comprimento do pênis aumentado de 1 a 2,5cm e o diâmetro aumentado em áreas onde antes havia estreitamento do pênis. As medições feitas mostraram uma redução do ângulo de curvatura entre 10 e 45 graus, sendo que a redução média de 33% (entre 51 e 34 graus). O tamanho do pênis em flacidez tracionado pelos pacientes aumentou de 0,5 a 1cm. No questionário do Índice Internacional de Função Erétil, as média das repostas aumentou de 18,3 para 23,6. Do ponto de vista estatístico não chegou a haver uma melhora da qualidade de vida desses homens. Não se observou efeitos adversos, incluindo alterações da pele, ulcerações, alterações de sensibilidade do pênis ou alteração da qualidade das ereções nesses pacientes. O estudo conclui que o uso diário de tração peniana é uma nova abordagem terapêutica para o tratamento não cirúrgico da doença de Peyronie.
m
m
==================================================================
m
NOSSA OPINIÃO:
M
A cirurgia ainda é o melhor método de tratamento para a Doença de Peyronie. A cirurgia leva 40 minutos, não precisa de internação, o resultado é imediato e em 30 dias se reinicia a atividade sexual. Como desvantagem pode ocorrer um encurtamento peniano em média de 1 a 1,5cm do lado operado. A tração peniana para tratar a curvatura, é um método demorado e de resultado totalmente imprevisível. No entanto, esse trabalho comprova que a tração peniana é um método que pode ser válido no aumento do comprimento peniano.
m

Nenhum comentário: