10 de abril de 2008

O ronco como fator de risco para a disfunção erétil.

The Journal of Sexual Medicine, April 2008 - Vol. 5 Issue 4 Page 751-1028; Viktor Hanak, MD, Mayo Clinic—Pulmonary and Critical Care Medicine, Rochester, MN, USA.
m
mmmmSabe-se que a apneia do sono está associada a dificuldades de ereção. Esse trabalho avaliou o ronco juntamente com 5 medidas de avaliação da função erétil. Para fazer esse trabalho, convocou-se um grupo de homens em Olmsted County, Minnesota que preencheram um questionário de avaliação da função sexual (libido, ereção, ejaculação, satisfação sexual e problemas sexuais) e outro de avaliação da qualidade do sono.
m
Os 827 homens do estudo tinham atividade sexual regular e foram divididos em 3 grupos quanto ao ronco: ronco leve/nenhum (159 homens), ronco moderado (573 homens) e ronco importante (95 homens). A idade média foi de 64 anos. Após respondidos os questionários, observou-se que o item sobre a satisfação sexual foi o mais prejudicado no grupo de homens com queixa importante de ronco, se comparado com o grupo com queixas leves ou sem queixa. Os demais itens como ereção, ejaculação, libido e queixas sexuais, não variou muito dependendo do tipo de ronco. Esse trabalhou concluiu que existe uma relação entre a presença do ronco intenso e a uma diminuição da satisfação sexual desses homens.
m
m

Nenhum comentário: