5 de março de 2008

A prevalência da andropausa em homens com disfunção erétil (DE).

Urology. 2008 Feb 28
Köhler TS, Kim J, Feia K, Bodie J, Johnson N, Makhlouf A, Monga M.
Department of Urologic Surgery, University of Minnesota School of Medicine, Minneapolis, Minnesota.
M
A DE e a andropausa em homens idosos são duas entidades clinicas diferentes, mas que se sobrepõem. Existem controvérsias sobre o nível de testosterona que define exatamente a andropausa nos idosos e qual a prevalência de DE nestes indivíduos. Esse trabalho observou a relação entre os níveis de testosterona baixos e os níveis abaixo do normal com as queixas de DE. Entre 1987 e 2002 foram avaliados 2794 homens com idades entre 25 e 80 anos, com queixas de DE, nos quais os níveis de testosterona foram avaliados. As queixas de DE foram observadas em 47% nos níveis de testosterona abaixo de 200 ngdl, 33% quando abaixo de 300, 23% quando abaixo de 346, e 7% quando abaixo de 400 ng/dl.
Uma piora acentuada da DE foi observada em homens entre 45-50 anos, onde a curva de prevalência se manteve até próximo aos 80 anos de idade. Contribuíram para manter os níveis de testosterona baixos a idade, a diabetes não controlada, o aumento do colesterol e a anemia.

============================================================

NOSSA OPINIÃO:
Observamos na nossa pratica diária que após os 45 anos começam a surgir com mais freqüência as queixas de DE relacionadas a diminuição da testosterona. É justamente nessa época que também começam a aparecer as conseqüências da diabetes, da hipertensão arterial, do tabagismo, do aumento do colesterol, a síndrome metabólica e as outras causas, que em conjunto, contribuem importantemente para a DE. Isso sem contar os problemas pessoais de trabalho e os problemas de relacionamento com a parceira.
m
================================================================
Leia mais sobre a andropausa em: http://www.issam.ch/guidlines_art.pdf

Nenhum comentário: