30 de março de 2008

O que é o P.S.A.?

O que é o P.S.A.?
O PSA (Prostate Specific Antigen, em Inglês), é uma glicoproteína produzida especificamente pelas células epiteliais da Próstata, e, em pequenas quantidades, por outras glândulas. Esta glicoproteína normalmente ajuda na mobilidade dos espermatozóides através da diluição do fluído seminal, no ato da ejaculação, facilitando assim, a liberação dos mesmos.
No tecido prostático são produzidas duas proteínas específicas, uma é a fosfatase ácida prostática e a outra, o PSA. Esta proteína, ou melhor glicoproteína, é aquela que se associa com o câncer de próstata. Não se encontra um aumento na produção da proteína com o estabelecimento do câncer, mas há uma saída maior da proteína para a corrente sangüínea através dos vasos e tecidos linfáticos que passam pela próstata.
m
Qual o significado da elevação do nível do PSA livre?
A elevação do PSA-livre indica hiperplasia benigna da próstata. Se a elevação é do PSA-conjugado, é mais indicativo de câncer. Contudo, a medição habitual detecta tanto a forma livre como a forma conjugada do PSA. Para melhorar a sensibilidade do teste, estão desenvolvendo formas mais específicas para medir as duas categorias.
m
Qual é a taxa do PSA que indica câncer?
O aumento da taxa do PSA em si não significa câncer. Uma elevação de PSA no sangue pode ser devido a uma infecção, a uma hipertrofia (crescimento) benigna da próstata ou ao traumatismo da mesma. O crescimento mais representativo da associação do PSA com câncer de próstata seria observar uma elevação, em relação à medição anterior, de 0,75 ng/ml ou maior durante um ano. Normalmente, um PSA acima de 4,0 deve sugerir uma preocupação maior em acompanhamento médico. Neste caso o homem deve ser submetido ao exame digital (toque retal) e uma ultra-sonografia transretal, e, dependendo do resultado, uma biopsia.
De fato, a taxa do PSA que indica a necessidade de uma biopsia ainda é um assunto polêmico. Um estudo americano recomenda biopsia com PSA acima de 2,5 ng/ml, em homens abaixo de 50 anos de idade, e com níveis de PSA acima de 4,0 ng/ml para homens com 50 ou mais anos de idade. Este nível é associado, porém, com um número considerável de falsos positivos (65%) e falsos negativos (20%), demonstrando um baixo poder de detecção entre câncer e hiperplasia da próstata.
De qualquer maneira, para uma maior prevenção do câncer de próstata, o estudo sugere que os homens devem fazer pelo menos um exame inicial de PSA no período entre os 40 e 45 anos de idade. Este câncer é mais freqüente em homens mais velhos, embora possa acometer os mais jovens. O importante, como para todo tipo de câncer, é detectar a doença em sua fase inicial e, até hoje, o exame do PSA parece ser a maneira mais eficaz de diagnóstico. Alguns estudos demonstram que o exame de PSA é mais efetivo que o exame digital.
m
Qual seria a taxa normal do PSA no Sangue?
De fato, a taxa normal do PSA no sangue depende da idade do paciente. Com o avanço da idade, a taxa do PSA normal também tende a aumentar. As taxas ou intervalos da quantidade do PSA no sangue considerados normais podem ser vistos na tabela seguinte:
m
Idade Níveis PSA(ng/ml)
De 40 a 49 anos 0,0 – 2,5
De 50 a 59 anos 0,0 – 3,5
De 60 a 69 anos 0,0 – 4,5
De 70 a 79 anos 0,0 – 6,5
m
O nível do PSA no sangue deve ser acompanhado mesmo após a retirada da próstata por cirurgia. Um aumento no nível do PSA pode indicar que ainda persiste tecido maligno no organismo que precisa ser tratado.

Nenhum comentário: