8 de março de 2008

As Vantagens e as Desvantagens da Circuncisão.

A circuncisão retira a pele que cobre a glande e é o procedimento cirúrgico que mais se faz no sexo masculino no mundo inteiro. É tradicionalmente realizada entre os judeus, árabes, africanos e aborígenes australianos. Visa basicamente a diminuir a colonização bacteriana no prepúcio e as suas possíveis complicações. Homens circuncisados têm menor índice de infecção urinária, pielonefrite, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis (HPV, HIV), infecções penianas (balamo postite), fimose, parafimose, as sua esposas têm menor incidência de câncer de colo de útero. Funciona como uma “vacina” contra essas afecções. Em mãos experientes é um procedimento rápido e muito bem tolerado. Não causa diminuição da sensibilidade do pênis, não prejudica a ereção e não interfere com o desenvolvimento do tamanho do pênis. Não se conhece nenhum caso de homem que se sinta prejudicado por não ter o prepúcio, depois de operado. Apesar de o homem circuncisado estar mais protegido contra infecções, ainda assim o uso do preservativo deve ser estimulado quando indicado. A desvantagem da circuncisão é a uma pequena perda de sensibilidade relatada por uma parcela mínima de pacientes; se bem que isso não poderia ser considerado desvantagem, por aumentar o tempo de penetração antes de atingir o orgasmo, desses pacientes.
m
A recomendação final da Declaração de Orientações sobre Circuncisão da Academia Americana de Pediatria de 1999 diz:
"Existem evidências científicas demonstrando potenciais benefícios médicos na circuncisão do menino recém-nascido, contudo, estes dados não são suficientes para recomendar a circuncisão neonatal de rotina. No caso da circuncisão, na qual há potenciais riscos e benefícios, o procedimento ainda não é essencial para o bem-estar presente da criança, e os pais devem determinar o que é o melhor para o seu filho. Para fazer uma escolha consciente, os pais de todos os recem-nascidos masculinos devem receber informações corretas e imparciais, e deve ser concedida a oportunidade de debater esta decisão. É legítimo que os pais levem em conta suas tradições culturais, religiosas e étnicas, além dos fatores médicos, ao tomarem esta decisão. Analgesia é segura e efetiva em reduzir a dor do procedimento associada à circuncisão, portanto se a decisão pela circuncisão for feita, a analgesia para o procedimento deve ser providenciada. Se a circuncisão for realizada no período neonatal, somente deve ser feito em recém-nascidos estáveis e saudáveis."
m
Em março de 2007, a OMS passou a recomendar a circuncisão como forma de combate a AIDS. Isso depois de uma cuidadosa análise de testes realizados no Quênia, em Uganda e na África do Sul, que indicaramm que a circuncisão diminuiu a infecção de homens em relações heterossexuais em cerca de 60%.

Nenhum comentário: