21 de fevereiro de 2008

Estudo populacional do envelhecimento masculino.

Artigo original da Revista Brasileira de Medicina, de agosto de 2007.

OBJETIVO: Apresentar os resultados gerais de estudo a respeito de saúde geral, saúde sexual e qualidade de vida do brasileiro acima dos 40 anos de idade, focalizando os índices masculinos.
MÉTODOS: Questionário auto-responsivo e anonimo aplicado em 10.161 indivíduos maiores de 40 anos, em 19 cidades brasileiras, sobre saúde geral e sexual, hábitos de vida e envelhecimento masculino.
RESULTADOS: A média etária dos homens foi de 52 anos, estando 74% deles em união estável, 96% referiram atividade sexual no último ano, 16% eram obesos, 50% estavam acima do peso, 15% já usaram medicamentos orais para ereção, sendo que destes, 70% tiveram bom resultado. Urinar 2 ou mais vezes a noite foi referido por 18%, sendo que no último ano 33% fizeram o toque retal na consulta com o urologista, 64% fizeram o PSA, dos quais 4% tiveram "resultado alterado". Os hábitos do envelhecimento revelou altos índices de nervosismo, irritabilidade e alterações do sono, dores ósseas e musculares, diminuição das ereções matinais, queda do desempenho das ereções e do desejo sexual, esgotamento físico, estado depressivo e suor intenso. Esses índices acusaram que 13% desses homens têm queixas relacionadas a queda da testosterona.
CONCLUSÃO: O envelhecimento masculino no Brasil conduz a prejuizo da função sexual, sintomas geniturinários, obesidade e síndrome metabólica. Intervenções precoces levam a tratamentos mais adequados. Estudos epidemiológicos orientam essas intervenções, ao caracterizar a população e suas necessidades para o resgate da saúde e da qualidade de vida.

Nenhum comentário: