23 de março de 2011

Sexo ocasional pode aumentar o risco de ataques cardíacos.

NOVA YORK - Explosões repentinas de atividades físicas moderadas ou intensas - como correr ou fazer sexo - podem provocar aumento no risco de ataques cardíacos a curto prazo para quem não está acostumado a fazer exercícios, segundo uma pesquisa publicada no Journal of American Medical Association.

O novo estudo revisou 14 estudos anteriores sobre o tema e ajuda a quantificar os riscos: há um aumento de 2,7 vezes nas chances de um ataque cardíaco durante ou logo após uma relação sexual em comparação aos que não fazem sexo. E eleva em 3,5 vezes as chances de quem faz exercícios comparado com quem não faz.

- Esses altos riscos são só para um curto período de tempo (1 a 2 horas) durante e depois a atividade física ou sexual - disse a pesquisadora Jessica Paulus, ressaltando que os riscos para indivíduos em um ano são pequenos.

- De dez mil pessoas, cada sessão de atividade física ou sexual por semana pode ser associada a um aumento de um a dois casos de mortes por ataque cardíaco por ano - explica.

Segundo a pesquisadora, é importante equilibrar esta com outras descobertas que dizem que a atividade física regular reduz o risco de ataques cardíacos em 30%. Além disso, a mensagem da pesquisa é que quem não se exercita regularmente precisa começar de forma gradual, aumentando a intensidade ao longo do tempo.

Nenhum comentário: