19 de agosto de 2012

É aconselhável praticar musculação e exercício aeróbico no mesmo dia?


É aconselhável praticar musculação e exercício aeróbico no mesmo dia?

Essa é uma dúvida recorrente entre os praticantes de atividades físicas: é aconselhável praticar musculação e exercício aeróbico no mesmo dia? Para dar uma luz sobre o assunto, confira o artigo de Gretchen Reynolds que foi publicado pelo The New York Times. Ele é autor do livro “The First 20 Minutes: Surprising Science Reveals How We Can Exercise Better, Train Smarter, Live Longer” - em português, Os primeiros vinte minutos, ciência surpreendente revela como se exercitar melhor, treinando de maneira mais inteligente e vivendo mais.
"Essa questão é surpreendentemente controversa no mundo dos esportes. Muitos atletas competitivos e seus treinadores passaram a acreditar que o exercício aeróbico, se praticado em estreita proximidade com o treinamento de força, reduz a capacidade de fortalecimento e crescimento dos músculos. Por outro lado, muitos afirmam que o peso da formação realizada no mesmo dia em que o exercício aeróbico embota a resposta ao treinamento de resistência.
Esse fenômeno, conhecido variadamente como "interferência muscular" ou "antagonismo exercício", é um tema freqüente em placas de aptidão relacionados com bate-papo. Mas até agora, a maioria das discussões foram baseadas em evidências anedóticas ou conjectura simples. São pouco baseadas em dados científicos.
Assim,  grupos de pesquisadores da Universidade McMaster, em Ontário (Canadá) e do Instituto Karolinska e outras instituições na Suécia recentemente recrutou voluntários para testar a idéia que você obtenha mais benefícios fisiológicos de realizar apenas um tipo de exercício em qualquer dia.
Na Suécia, os voluntários eram jovens ativos e saudáveis. Os voluntários canadenses eram homens sedentários de meia idade. Nenhuma mulher participou  dos estudos, uma omissão que é comum e frustrante na ciência do exercício. Os protocolos de exercícios também foram diferentes, de maneiras interessantes.
Na Suécia, os homens começaram a pedalar uma bicicleta ergométrica por 45 minutos, usando apenas uma perna, uma ação que forneceu o componente aeróbico do experimento. Seis horas mais tarde, eles completaram uma série de exercícios extenuantes de extensão da perna com as duas pernas. Em cada participante, uma perna tinha sido submetido a exercício combinado, caracterizando a resistência e treinamento de resistência no mesmo dia, enquanto a outra perna tinha feito o treinamento de endurance sozinho.Os cientistas pegaram biópsias musculares antes e após cada sessão.
Já os pesquisadores canadenses fizeram seus voluntários mais velhos terminar três ensaios separados. Em um deles, os homens andavam de bicicleta ergométrica durante 40 minutos a um ritmo moderado. No outro dia, os mesmos voluntários suaram através de oito conjuntos relativamente extenuante de exercícios de extensão da perna. Na sessão final, os homens preencheram quatro conjuntos de extensões de perna e depois montou a bicicleta por 20 minutos, terminando a metade de cada tipo de exercício, mas em rápida sucessão. Os cientistas pegaram biópsia músculos dos homens da perna antes e após cada sessão.
"Nossa hipótese era de que veríamos uma  resposta maior a cada exercício individualmente", diz Stuart Phillips, professor de cinesiologia na McMaster que supervisionou o estudo canadense. Especificamente, ele diz, os cientistas esperavam que o treinamento de resistência por conta própria afetaria significativamente partes da célula muscular relacionada à produção de energia, enquanto o treinamento da resistência aumentaria a síntese de proteínas nos músculos, o primeiro passo para ampliar os músculos.
Os cientistas canadenses tinham a hipótese de, pelo menos, reduzir uma das alterações moleculares. Isso não aconteceu. Em vez disso, após o treinamento combinado, os músculos dos homens mostraram a mesma quantidade de mudança dentro de ambas as vias celulares como após qualquer tipo de exercício por conta própria, mesmo que os homens tinham realmente concluído apenas a metade de cada um.
"Nós não vimos indícios de interferência", diz o Dr. Phillips, cujo estudo foi publicado no mês passado no The Journal of Applied Physiology.
Os pesquisadores suecos chegaram a um resultado semelhante. O estudo, publicado em março na Medicine & Science in Sports & Exercise, mostrou pouca diferença nas respostas genéticas e biomecânicos dentro músculos dos homens que realizaram exercícios aeróbicos e musculação. Em outras palavras, os cientista concluiram que o exercício aeróbico pode preceder o exercício de resistência no mesmo dia, sem comprometer a construção muscular.
Claro, ambos os estudos analisaram apenas os resultados imediatos. Mas o Dr. Phillips acredita que a longo prazo, os efeitos devem ser os mesmos. "Não há razão para supor que a interferência só entra em ação mais tarde, em treinamento", disse ele. Se existisse, continua ele,  iria aparecer nas primeiras alterações moleculares dentro de músculos, e isso não aconteceu."

Nenhum comentário: