13 de junho de 2010

Pesquisa associa obesidade a câncer de próstata

VEJA - 22 de agosto de 2008

Uma pesquisa americana concluiu que o uso de estatina - fármacos usados para reduzir as taxas de colesterol - por homens obesos agrava os riscos de câncer de próstata. O uso do medicamento por esse grupo foi associado com um aumento de 50% nas chances de desenvolver a doença. Entre aqueles que usavam estatina há cinco anos ou mais, o risco subiu 80%.

Os pesquisadores do Centro de Pesquisas do Câncer de Fred Hutchinson, em Seattle, acompanharam 1.001 pacientes com câncer de próstata, diagnosticados entre 2002 e 2005. Eles tiveram seus dados comparados com outros 942 homens da mesma faixa etária, mas livres da doença.

No geral, não foi encontrada relação entre o câncer e o uso corrente ou passado da estatina, diz o estudo, publicado no American Journal of Epidemiology. 'Nós também não encontramos evidência de que o uso de estatina esteja ligado ao desenvolvimento de subtipos mais agressivos de câncer de próstata', disse a pesquisadora Janet L. Stanford em entrevista a Reuters Health.

Os cientistas tampouco associaram a doença à duração do tratamento com estatina. No entanto, concluiu-se que a incidência da doença é maior entre os homens com índice de massa corporal superior a 30 e que usam ou usaram por um longo período as estatinas.

Nenhum comentário: