Publicada em 13/06/2008 às 18h11m
Maria Vianna - O Globo
RIO - O homem só supera o fantasma da ejaculação precoce quando encontra a mulher ideal. É o que acredita o ginecologista especializado em terapia sexual Amaury Mendes Junior, que conduziu uma pesquisa com seus pacientes e percebeu que os homens que tinham parceiras preparadas para lidar com o problema tinham uma taxa mais alta de cura. Estatísticas do Projeto Sexualidade (ProSex) do Hospital das Clínicas em São Paulo indicam que 30% dos brasileiros sofrem com a ejaculação precoce. Para Mendes Junior, a maioria lida com a situação em silêncio e só procura tratamento quando inicia um relacionamento sério. Em entrevista ao GLOBO ONLINE, ele ensina como as mulheres devem abordar o tema com o parceiro. (Leia mais: Ejaculação precoce angustia homens, mas tem solução)
" A mulher que tem um parceiro com ejaculação precoce acaba saindo com outros homens só para provar que é capaz "
________________________________________
Por que a ejaculação precoce não é um problema exclusivo dos homens?
Tanto o homem quanto a mulher ficam frustrados quando a ejaculação acontece nos primeiros segundos da relação ou até mesmo antes da penetração. E, ao mesmo tempo que um homem que sofre do problema e lida com fantasmas como a insegurança e o medo de criar vínculos, a mulher pode intensificar o distúrbio se adotar uma postura castradora, mandona ou autoritária. O homem pode se tratar sozinho, mas só vai ter sucesso mesmo quando encontrar o apoio de uma mulher que realmente entende e quer ajudá-lo a superar a situação. (Tempo é maior inimigo do prazer feminino)
Como a mulher pode ajudar o parceiro?
Antes de tudo, sugiro a prática de exercícios eróticos que desvinculem o sexo da penetração. O casal pode treinar o 'start stop', aquele joguinho de começar e parar carícias sem chegar ao orgasmo para ir aumentando cada vez mais a excitação. Outra dica é iniciar uma relação sem a pretensão de chegar ao final, ou seja, um dia o casal pode ficar só no sexo oral, no outro pode investir em banhos ou massagens sensuais. A idéia é tirar o foco do pênis e estimular o homem a reconhecer outras sensações. Muitas vezes, o homem com ejaculação precoce não repara que gozou ou não sente nenhum prazer com a ejaculação.
Como a ejaculação precoce do parceiro afeta a mulher?
Ela costuma ficar com a auto-estima péssima. A mulher sempre se sente culpada pelo problema, até porque é raro um homem chegar e falar que isso sempre aconteceu com ele. Ela começa a se achar pouco atraente, acha que não tem jeito para o sexo, que não sabe dar prazer ao homem de que ela gosta. Em muitos casos, a mulher que tem um parceiro com ejaculação precoce acaba saindo com outros homens só para provar que é capaz. É um problema que vai minando a relação. (Leia mais: Descubra seu tipo de libido e tenha mais prazer)
O que a mulher deve saber antes de discutir o assunto com o parceiro?
No inicio de uma nova relação, é comum o homem ejacular mais rápido ou ter uma ejaculação precoce sem necessariamente ter um problema. Isso acontece por causa da ansiedade, da novidade e mais uma série de fatores. Mulheres que fazem da cama um palco, que querem mostrar que entendem tudo do assunto ou que são mais desinibidas também assustam o parceiro. Muitas vezes, a ejaculação precoce é causada pela pressão que o homem sente para agradar a mulher. Além disso, a ejaculação precoce no sexo sem vínculos também é muito mais comum. Uma relação sem um mínimo de intimidade quase nunca é satisfatória tanto para o homem quanto para a mulher. Mas, se existe intimidade e envolvimento e ainda sim o problema está presente, é preciso conversar para arrumar soluções.
" A mulher pode intensificar o distúrbio (no homem) se adotar uma postura castradora, mandona ou autoritária "
________________________________________
Como conversar sobre o assunto?
Em primeiro lugar, nunca fingir que nada está acontecendo. O homem sabe que tem um problema, mas muitas vezes não quer admitir. O ideal é sentar para conversar, sem oprimir, sem criticar. Muitas mulheres falam que têm vergonha de tocar no assunto. Mas se ela não tem vergonha de ir para cama com aquele homem, tem que ter coragem para ser franca e lidar com aquilo que está incomodando. Só não vale tapar o sol com a peneira e fingir que o sexo está ótimo. A mulher que só faz sexo para agradar o homem vai estar sempre insatisfeita.
A terapia de casal funciona nesses casos?
Sim, se os dois participarem de sessões individuais também. Quando o casal resolve encarar o problema de frente, a taxa de sucesso é de 93%. Só que a terapia também pode mostrar que o casal não deve ficar junto. O homem e a mulher devem estar preparados para expor ressentimentos e angústias e avaliar se vale a pena investir naquela relação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário